Fontes renováveis têm destaque, representando 76% da energia no mercado livre.
O mercado livre de energia é um segmento que vem ganhando destaque no cenário energético brasileiro, atraindo cada vez mais unidades consumidoras.
Por exemplo, nos últimos 12 meses, encerrados em abril, houve aumento significativo, com 5.041 novas unidades aderindo a esse ambiente de contratação, o que representa crescimento expressivo de 18% nesse período.
Ao todo, já são mais de 33 mil unidades consumidoras no mercado livre, responsáveis por 39% do consumo nacional de eletricidade no Brasil, de acordo com dados divulgados no Boletim de Energia Livre da Abraceel, que traz um panorama mensal do segmento.
Tendências de mercado
Além dessa crescente exponencial, o mercado demonstra ainda diversas tendências interessantes. No mês de maio de 2023, o custo da energia apresentou uma diferença notável entre o mercado regulado (R$ 284/MWh) e o mercado livre (R$ 89/MWh), representando economia de quase 70% para aqueles que migraram para o mercado livre.
Ainda assim, este segmento tem sido um impulsionador das energias renováveis, absorvendo uma parcela significativa da energia gerada por fontes como usinas a biomassa (76%), PCH – pequena central hidrelétrica – (56%), eólicas (48%) e solares centralizadas (55%).
Dessa maneira, o segmento absorveu mais da metade (56%) da geração de energia consolidada de fontes renováveis incentivadas, o que representa aumento de 10% nos últimos 12 meses.
Vantagens de migrar para o mercado livre de energia
Neste segmento, sua empresa tem a liberdade de escolher a prestadora de serviço que melhor atende suas necessidades e expectativas. Ou seja, por que ficar restrito a uma concessionária se você pode buscar no Mercado Livre a empresa que melhor atende sua demanda energética?
- Redução de custos
Ao realizar a migração, sua empresa pode economizar até 30% na conta de energia. Além disso, você não sofrerá mais com as mudanças de bandeiras e os aumentos de tarifas de energia comuns no mercado regulado.
Já que no mercado livre é possível negociar preço, volume de energia contratada, período de suprimento e condições de pagamento, o que resulta em contratos flexíveis e bilaterais e redução de despesas.
- Previsibilidade financeira
No mercado livre, sua empresa tem vantagem de escolha entre contratos curtos ou longos, o que permite um planejamento financeiro mais assertivo e estratégico. Saber antes quanto será gasto com energia nos próximos anos é uma vantagem competitiva.
- Aumento da competitividade
A concorrência entre as empresas geradoras, distribuidoras e comercializadoras no Mercado Livre de Energia beneficia as empresas consumidoras.
Aproveitando os melhores preços na contratação de energia, as empresas podem reduzir os custos totais de suas atividades e oferecer produtos e serviços mais acessíveis, aumentando sua competitividade no mercado energético.
- Menor impacto ambiental
Optar pela compra de energia incentivada, proveniente de fontes renováveis como biomassa, eólica e solar, contribui para a preservação do meio ambiente e redução dos impactos ambientais das empresas.
- Eficiência energética
Certamente, ao fazer uso eficiente da energia pelo menor preço possível, sua empresa alcança a tão desejada eficiência energética. Isso pode resultar em benefícios significativos para o negócio.
Migre para o mercado livre com a Bolt Energy
A Bolt permite que o consumidor tenha risco zero no mercado livre de energia através do produto de desconto garantido, com fatura única e migração simplificada, além do cliente não precisar se preocupar com o volume de energia consumido.
Além disso, há também a questão sustentável, já que a energia vem de fontes renováveis, e a questão da segurança e confiabilidade do fornecimento desta energia.
Ou seja, além do cliente garantir redução de até 30% no custo de energia da sua empresa para poder reinvestir no seu negócio, ele também ajuda o meio ambiente e tem a garantia de um serviço completo.
Contate os especialistas da Bolt, veja seus lucros aumentarem e deixe de se preocupar com as bandeiras tarifárias e garanta energia limpa mais barata.