Como o Mercado Livre de Energia contribui para o meio ambiente

By Mirella Scattolin In Bolt Labs

14

jul
2023

Descubra como o Mercado Livre de Energia está ajudando empresas de todos os tamanhos a reduzir custos e minimizar seu impacto ambiental

Com a disponibilidade de recursos como geração distribuída, autogeração, cogeração, armazenamento de energia e contratação de energias renováveis, o Mercado Livre de Energia se tornou a melhor opção para alcançar essas metas.

Assim, as empresas estão se tornando mais verdes e conscientes do meio ambiente. Como a Heineken, que inaugurou um parque eólico em Acaratú, no Ceará, investindo R$ 40 milhões para abastecer 30% do consumo de suas cervejarias no Brasil.

Da mesma forma, o Walmart assinou um contrato nos EUA para receber energia fotovoltaica de 46 novas usinas, com o objetivo de alcançar 50% de energia renovável em sua operação até 2025.

Grandes empresas como a Heineken e o Walmart estão investindo em energia eólica e solar, as principais fontes renováveis utilizadas no Brasil, visando um futuro sustentável. De acordo com um estudo do Instituto Acende Brasil, as fontes renováveis representarão a maioria da energia até 2050, com energia solar e eólica respondendo por 50% e as fontes fósseis por 31%.

Desse modo, o esgotamento das fontes não renováveis é uma realidade inevitável. Empresas despreparadas terão dificuldades em se adaptar a novas formas de consumo limpas.

Mas a boa notícia é que, por meio do Mercado Livre de Energia, as empresas podem economizar e reduzir seu impacto ambiental ao mesmo tempo.

Como o Mercado Livre contribui para o meio ambiente?

No Mercado Livre, as empresas têm a liberdade de escolher fontes de energia renovável, como eólica e solar. Além disso, elas podem negociar preços, condições de pagamento, prazos contratuais e volumes de energia.

A adesão ao Mercado Livre oferece a vantagem da escolha, permitindo às empresas selecionarem o prestador de serviços que melhor atenda às suas necessidades.

E ao migrar para o Mercado Livre de Energia, as empresas, além de reduzirem custos, também contribuem com o meio ambiente.

Em 2019, as fontes de energia eólica evitaram a emissão de CO² equivalente à emissão anual de cerca de 22,8 milhões de automóveis. Isso representa aproximadamente três vezes a frota de veículos de passeio da cidade de São Paulo.

O Mercado Livre desempenha um papel fundamental ao incentivar o uso de energia renovável, reduzir emissões poluentes e promover renda e desenvolvimento para produtores rurais que arrendam suas terras para instalações de parques eólicos e painéis fotovoltaicos.

Quais empresas podem migrar para o Mercado Livre?

Existem dois tipos de consumidores no Mercado Livre de Energia: Consumidor Livre e Consumidor Especial. As empresas que desejam migrar como Consumidor Livre devem ter uma demanda energética igual ou superior a 2.500 kW.

Já as empresas que desejam migrar como Consumidor Especial devem ter uma demanda energética igual ou superior a 500 kW, mas não ultrapassando 2.500 kW.

Por isso, a Bolt oferece todo o suporte necessário para empresas que desejam migrar, se representar e gerenciar no Mercado Livre de Energia. Seja como Consumidor Livre (energia convencional) quanto como Consumidor Especial (energia incentivada). Entre em contato conosco pelo telefone (11) 2626-1770 ou pelo e-mail contato@boltenergy.com.br.

Descubra quatro razões para investir em energia limpa no Mercado Livre

Redução do impacto ambiental;
Possibilidade de economizar até 90% na conta de luz;
Ter previsibilidade financeira com contratos flexíveis;
Aproveitar incentivos fiscais e alcançar eficiência energética.

Seja uma empresa verde com a Bolt!

Entre em contato conosco: (11) 2626-1770 | contato@boltenergy.com.br.