Bolt

6 principais formas de gerar energia para reduzir seus custos de produção

Por: bolt
  • Economia energética


Gerar energia se tornou um desejo de empresas de todos os tamanhos e segmentos. Isso porque a energia elétrica é um insumo fundamental e pode representar até 40% do custo total de produção na indústria.

Obviamente, a redução de custos é a principal vantagem de gerar energia. Somam-se a isso a eficiência energética, bem como uma maior competitividade, além da preservação do meio ambiente.

Porém, mesmo com o aumento da procura, muitas empresas ainda não sabem que podem gerar energia por conta própria, e ainda de forma independente, como é o caso de negócios que migram para o Mercado Livre.

Leia mais: O Mercado Livre de Energia é seguro?

Confira a seguir as diferenças entre o Mercado Cativo e o Mercado Livre, as formas de gerar energia disponíveis para os consumidores livres e saiba como o seu negócio pode se livrar das altas tarifas das concessionárias.

Mercado Cativo x Mercado Livre

O mercado de energia no Brasil está dividido em ACR (Ambiente de Contratação Regulada), onde estão os consumidores cativos, e ACL (Ambiente de Contratação Livre), formado pelos consumidores livres.

O consumidor cativo compra energia de concessionárias ligadas ao Governo, enquanto o consumidor livre compra diretamente do gerador ou comercializador, como a Bolt, por exemplo.

O consumidor cativo fica restrito às concessionárias e sujeito às bandeiras tarifárias de energia, que se dividem entre verde, amarela, vermelha patamar 1 e vermelha patamar 2.

Em épocas de estiagem, quando o nível dos reservatórios cai, o volume de geração de energia dessas usinas também diminui. E essa é uma das principais razões de existirem as bandeiras tarifárias.

No entanto, aderindo ao Mercado Livre, as empresas podem negociar livremente preço, condições de pagamento, prazo do contrato, volume de energia, entre outros.

Sendo livres, as empresas podem contratar energia por preços fixos, em contratos de curto ou longo prazo, ganhando assim maior previsibilidade financeira.

E no Mercado Livre, as organizações encontram diversas opções para gerar energia renovável, reduzindo seus custos de produção.

6 principais formas de gerar energia

Conheça as principais formas de gerar energia no Mercado Livre!

1. Energia solar

A fonte da energia solar é, obviamente, o sol. E a sua captação é feita através de tecnologias como painéis fotovoltaicos, usinas heliotérmicas e aquecedores solares. Então, ao ser captada, a luz solar é convertida em energia. 

Quando captada por painéis fotovoltaicos ou usinas heliotérmicas, a luz solar é convertida em energia elétrica. Quando captada por aquecedores solares, a luz solar converte-se em energia térmica.

No Brasil, os estados que lideram a geração de energia solar são Bahia, Minas Gerais e Piauí, segundo a Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica (Absolar).

Gerar energia solar pode trazer uma economia de até 90% para as empresas, sendo a forma de geração própria mais procurada pelas corporações.

2. Energia eólica

Os sistemas de energia eólica utilizam a força motriz gerada pelo vento para girar as turbinas, que são grandes pás de catavento fixadas, geralmente, em locais com grande circulação de massas de ar em movimento.

O Brasil tem, atualmente, 600 parques eólicos e 7.500 aerogeradores (turbinas eólicas), de acordo com a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica). O Nordeste, sozinho, é responsável por cerca de 80% da energia eólica gerada em todo o país. Rio Grande do Norte, Bahia e Ceará lideram a lista.

Grandes indústrias e empresas estão investindo em parques eólicos próprios para gerar energia e diminuir seus gastos.

3. Energia hídrica

A energia hídrica utiliza a força das águas, que são represadas dos rios e liberadas de acordo com a demanda para movimentar as turbinas das hidrelétricas. 

Este é o tipo de energia mais utilizado no Brasil, porém pouco explorado na hora de gerar energia, devido à infraestrutura necessária para tal.

4. Energia de biomassa

A energia de biomassa consiste na queima de materiais orgânicos não fósseis como o bagaço da cana-de-açúcar, álcool, madeira etc. Apesar da queima desses materiais liberarem gases poluentes, a energia de biomassa ainda é considerada limpa, pois todo CO² gerado é “sequestrado” no cultivo de materiais orgânicos.

O setor do agronegócio é o que mais se beneficia desse tipo de geração de energia.

5. Energia geotérmica

A energia geotérmica usa águas quentes e vapores do subsolo para a produção de eletricidade. Através de dutos, é injetada uma grande quantidade de água que, exposta ao calor, se transforma em vapor para movimentar as turbinas do sistema. Uma das maravilhas da engenharia utilizada em prol da sociedade e também para a geração de energia.

6. Energia oceânica

A energia oceânica é obtida a partir do movimento das ondas, marés ou até mesmo da diferença de temperatura entre os níveis da água do mar. É um tipo de energia renovável que está começando a ser explorada no Brasil, e tem grande potencial, considerando a extensão de nosso litoral.

Como gerar energia no Mercado Livre

No Mercado Livre de Energia, existem dois tipos de consumidores: o Consumidor Livre e o Consumidor Especial.

Para migrar ao Mercado Livre, na condição de Consumidor Livre (energia convencional), as empresas precisam ter demanda energética igual ou superior a 2.000 kW, e qualquer nível de tensão.

A energia convencional é gerada pelas usinas hidroelétricas, que produzem a energia elétrica a partir da correnteza dos rios. 

Para migrar ao Mercado Livre, na condição de Consumidor Especial (energia incentivada), as empresas precisam ter demanda energética igual ou superior 500kW, não ultrapassando 2.000 kW.

Já a energia incentivada estimula a geração de fontes renováveis como solar, eólica e biomassa. Os geradores desse tipo de energia são limitados a 30 MWh, e são classificados como Pequenas Centrais Hidroelétricas (PCH).

Leia também: 6 motivos para aderir ao Mercado Livre de Energia

Gere sua própria energia com a Bolt

Já imaginou gerar sua própria energia? Com o auxílio da Bolt, você pode gerar e distribuir energia renovável para atender a demanda de todas as suas unidades. 

Se você produzir mais energia do que consumir, sua empresa recebe um crédito que pode ser utilizado em qualquer uma das suas unidades consumidoras.

Fale com a gente! (11) 2626-1770 | contato@boltenergy.com.br


Artigo escrito por bolt

você também vai gostar de ler