Bolt

Sustentabilidade empresarial: como economizar energia e ser mais sustentável

Por: bolt
  • Economia energética


Sim, é possível economizar energia e ser mais consciente, ao mesmo tempo. Neste artigo, você vai saber como o seu negócio pode reduzir custos sem diminuir a produtividade enquanto contribui com a preservação do meio ambiente.

O que é sustentabilidade empresarial?

No âmbito empresarial, para que uma empresa se declare sustentável, ela precisa ser não apenas ecologicamente correta e viável, mas também socialmente justa e culturalmente diversa.

A sustentabilidade empresarial, portanto, é a soma total de práticas – por parte de uma empresa – que visem ao desenvolvimento sustentável da sociedade.

Os exemplos de grandes empresas

A cervejaria Heineken, por exemplo, inaugurou em 2019 um parque eólico em Acaratú, no Ceará. Com investimento de R$ 40 milhões, a usina produzirá energia suficiente para abastecer 30% do consumo das 15 cervejarias da marca no país. 

Também em 2019, a rede Walmart assinou, nos EUA, um contrato para receber energia fotovoltaica de 46 novas usinas. A rede de hipermercados quer chegar a consumir 50% de energia renovável em toda sua operação até 2025.

Essas grandes empresas perceberam que é possível economizar energia sem diminuir sua eficiência energética nem causar impactos à natureza.

Como seu negócio pode economizar energia

Confira algumas dicas simples para reduzir seus gastos com energia!

Iluminação

Esqueça as lâmpadas incandescentes e invista em lâmpadas LED, que iluminam mais e consomem menos energia. Prefira cores claras nas paredes e instale janelas amplas que permitam a entrada de luz solar, assim a empresa ficará iluminada, mesmo com as luzes apagadas. Uma boa ideia também é instalar sensores de presença nas lâmpadas para evitar que as luzes fiquem acesas sem necessidade.

Ar-condicionado

Em um país onde o clima predominante é o tropical, o uso do ar-condicionado é quase que uma exigência, principalmente em escritórios e lojas do comércio, onde a circulação de pessoas é maior.

Uma dica para diminuir o consumo de energia é manter as portas e janelas sempre fechadas, para evitar que o aparelho tenha que trabalhar mais para resfriar os ambientes.

Outra sugestão é evitar desligar o aparelho, mesmo que você se ausente (por até 30 minutos) do local. Assim, se evita os picos de energia que aumentam o consumo. 

Equipamentos

Equipamentos antigos são grandes vilões do consumo de energia. Faça uma análise minuciosa de seus aparelhos de ar-condicionado, lâmpadas, computadores, eletrodomésticos etc.

Se não for possível realizar a troca imediata, você pode, aos poucos, substituir esses itens antigos por outros mais novos, que costumam ser bem mais econômicos.

E mais: equipamentos como computadores e impressoras não precisam ficar ligados o dia todo, mas sim apenas quando estão sendo utilizados. Então, na hora do almoço e no fim do dia, tire esses aparelhos da tomada e reduza gastos.

Controle

Analise a fatura de energia de cada mês e acompanhe o seu gasto com energia. Você pode também contratar um eletricista para saber se alguma tomada está puxando mais energia do que deveria.

Conscientização

Crie campanhas internas de conscientização sobre o consumo de energia e também sobre a preocupação com o meio ambiente. É essencial que a equipe entenda a importância de ser mais sustentável. Parece básico, mas aqueles avisos espalhados pelas paredes da empresa podem fazer a diferença no final do mês

Como seu negócio pode ser mais sustentável

As fontes renováveis de energia são as melhores alternativas para empresas que buscam ser mais “verdes”. 

Invista em energia solar

A fonte da energia solar é, obviamente, o sol. E a sua captação é feita através de tecnologias como painéis fotovoltaicos, usinas heliotérmicas e aquecedores solares. Então, ao ser captada, a luz solar é convertida em energia. 

Quando captada por painéis fotovoltaicos ou usinas heliotérmicas, a luz solar é convertida em energia elétrica. Quando captada por aquecedores solares, a luz solar converte-se em energia térmica.

No Brasil, os estados que lideram a geração de energia solar são Bahia, Minas Gerais e Piauí, segundo a Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica (Absolar).

Gerar energia solar pode trazer uma economia de até 90% para as empresas, sendo a forma de geração própria mais procurada pelas corporações.

Considere também a energia eólica

Os sistemas de energia eólica utilizam a força motriz gerada pelo vento para girar as turbinas, que são grandes pás de catavento fixadas, geralmente, em locais com grande circulação de massas de ar em movimento.

O Brasil tem, atualmente, 600 parques eólicos e 7.500 aerogeradores (turbinas eólicas), de acordo com a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica). O Nordeste, sozinho, é responsável por cerca de 80% da energia eólica gerada em todo o país. Rio Grande do Norte, Bahia e Ceará lideram a lista.

Grandes indústrias e empresas estão investindo em parques eólicos próprios para gerar energia e diminuir seus gastos.

Quer conhecer outras maneiras de a sua empresa ser mais sustentável? Confira as 6 principais formas de gerar energia para reduzir seus custos de produção.

Seja uma empresa verde com a Bolt

Alcance sua sustentabilidade empresarial com a Bolt.

Além da comercialização de gás natural – uma fonte de energia renovável -, a Bolt também tem fazendas de geração de energia eólica e solar, para empresas que desejam se enquadrar na categoria de Consumidor Especial.

Seja uma empresa verde e pare de se preocupar com bandeiras e tarifas de energia. 

Fale com a gente! (11) 2626-1770 | contato@boltenergy.com.br


Artigo escrito por bolt


você também vai gostar de ler