Saiba como o Mercado Livre de Energia contribui com o meio ambiente

Por: bolt
  • Mercado Livre


Buscando reduzir custos e também seu impacto ambiental, empresas de todos os tamanhos procuram soluções para atingir suas metas. Neste cenário, o Mercado Livre de Energia aparece como a melhor opção.

Hoje, os negócios já podem se beneficiar de recursos como geração distribuída, autogeração, cogeração, armazenamento de energia e até a contratação de energias renováveis, que estão disponíveis no Mercado Livre de Energia.

As empresas querem ser mais verdes

A cervejaria Heineken, por exemplo, inaugurou em 2019 um parque eólico em Acaratú, no Ceará. Com investimento de R$ 40 milhões, a usina produzirá energia suficiente para abastecer 30% do consumo das 15 cervejarias da marca no país.

Também em 2019, a rede Walmart assinou, nos EUA, um contrato para receber energia fotovoltaica de 46 novas usinas. A rede de hipermercados quer chegar a consumir 50% de energia renovável em toda sua operação até 2025.

Heineken e Walmart, duas das maiores potências mundiais, estão investindo hoje para colher frutos no futuro. A primeira investindo em energia eólica, e a segunda em energia solar, as principais fontes renováveis em uso no Brasil.

Segundo estudo do Instituto Acende Brasil, as fontes de energia renovável serão predominantes até 2050, sendo que a solar e eólica responderão por 50% e as fósseis por 31%.

Leia também: O futuro é das empresas que investem em energia renovável

As empresas estão cada vez mais conscientes quando o tema é preservação do meio ambiente. Isso porque, em breve, as fontes não renováveis devem se esgotar. 

Quando isso inevitavelmente acontecer, as empresas que não estiverem preparadas irão sofrer para se adequar às novas e limpas formas de consumo.

A boa notícia é que, através do Mercado Livre de Energia, as empresas podem economizar ao mesmo tempo em que reduzem seu impacto ambiental.

Como o Mercado Livre contribui com o meio ambiente?

No Mercado Livre, as empresas podem escolher fontes renováveis como energia eólica e solar, além de negociar livremente preço, condições de pagamento, prazo do contrato, volume de energia, entre outros.

A principal vantagem de aderir ao Mercado Livre é a liberdade de escolha. A empresa contratante decide pela prestadora de serviço que melhor atende seu modelo de negócio, suas necessidades e expectativas.

Então, além de poder escolher a melhor opção e reduzir custos, as empresas que migram para o Mercado Livre de Energia ainda contribuem com a natureza, quando optam por fontes de energia limpa.

Em 2019, por exemplo, as fontes de energia eólica evitaram a emissão de CO² equivalente à emissão anual de cerca de 22,8 milhões de automóveis, aproximadamente três vezes a frota de veículos de passeio da cidade de São Paulo.

O Mercado Livre, portanto, tem o poder de incentivar o uso de energia renovável, além de contribuir com a redução de gases poluentes e a geração de renda e desenvolvimento para produtores rurais, por exemplo, que arrendam suas terras para a instalação de parques eólicos e painéis fotovoltaicos.

Quais empresas podem migrar para o Mercado Livre?

No Mercado Livre de Energia, existem dois tipos de consumidores: o Consumidor Livre e o Consumidor Especial. 

Para migrar ao Mercado Livre, na condição de Consumidor Livre (energia convencional), as empresas precisam ter demanda energética igual ou superior a 2.500 kW. 

Para migrar ao Mercado Livre, na condição de Consumidor Especial (energia incentivada), as empresas precisam ter demanda energética igual ou superior a 500 kW, não ultrapassando 2.500 kW.

A Bolt oferece todo o suporte necessário para as empresas na migração, representação e gestão para o Mercado Livre de Energia, seja como Consumidor Livre (energia convencional) ou Consumidor Especial (energia incentivada).

Clique aqui e saiba mais sobre como funciona a migração.

4 razões para investir em energia limpa no Mercado Livre

Além da redução do impacto ambiental, confira outros quatro motivos que comprovam as vantagens de investir em energia limpa através do Mercado Livre:

Redução de custos

Algumas empresas economizam até 90% na conta de luz quando implantam um sistema de energia solar, por exemplo. Isso porque, após o investimento inicial de instalação, a luz solar faz o resto.

Previsibilidade financeira 

No Mercado Livre, as empresas têm a opção de escolher entre contratos curtos ou longos, diretamente com as prestadoras de serviço, possibilitando que a sua empresa faça um planejamento financeiro mais assertivo e estratégico.

Incentivos fiscais

As empresas que optam pela energia renovável podem aproveitar incentivos fiscais do governo, em 23 unidades federativas do Brasil, graças ao Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica.

Eficiência energética

Quando uma empresa faz o melhor uso da energia, pelo menor preço possível, ela alcança a tão sonhada eficiência energética. Esse é um desejo de todos os negócios, que pode ser conquistado com as fontes de energia renovável.

Seja uma empresa verde com a Bolt

Além da comercialização de gás natural – uma fonte de energia renovável -, a Bolt também tem fazendas de geração de energia eólica e solar, para empresas que desejam se enquadrar na categoria de Consumidor Especial.

Seja uma empresa verde e pare de se preocupar com bandeiras e tarifas de energia. Fale com a gente! (11) 2626-1770 | contato@boltenergy.com.br


Artigo escrito por bolt

você também vai gostar de ler