Gestão de energia: economia e eficiência para empresas

By agence In Bolt Labs

20

jun
2023

A redução de custos é um dos principais objetivos das indústrias e empresas que buscam ser competitivas e sustentáveis

Entre todos os custos, a energia é um dos que mais impacta o orçamento e pode fazer diferença em um planejamento voltado para a rentabilidade. No entanto, o Brasil possui a segunda tarifa de energia mais cara do mundo para o setor industrial, ficando atrás apenas da Itália, de acordo com um levantamento recente.

Mas a tarifa residencial no Brasil também não é favorável. Segundo a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), ela está entre as 14 mais caras do mundo.

Além disso, para 79% das indústrias, a energia elétrica é o principal insumo e pode representar mais de 40% dos custos de produção, conforme pesquisa da Firjan.

A energia elétrica é o principal insumo e pode representar mais de 40% dos custos de produção (Foto: reprodução/Shutterstock)

Nesse contexto de valores elevados praticados no mercado cativo, a gestão de energia torna-se essencial para que empresas possam alcançar economia eficiente em suas atividades.

Mas o que é gestão de energia?

É o ato de gerenciar, administrar e conhecer todas as entradas e saídas de energia dentro das empresas. Isso inclui identificar problemas, resolvê-los e promover ações de melhoria contínua no uso da energia.

O objetivo final é produzir mais com menos, comprando energia de forma inteligente e utilizando-a da melhor maneira possível, com o menor consumo de recursos.

Além da redução de custos, a gestão de energia é importante para melhorar o controle operacional e de produção. Otimizar o gerenciamento de recursos, desenvolver competências e reduzir a emissão de gases de efeito estufa.

A longo prazo, as empresas se tornam mais eficientes, gastando menos para desenvolver suas atividades e oferecendo produtos e serviços com uma margem de lucro maior.

Uma forma de garantir uma gestão de energia sólida e sistematizada é obter a certificação ISO 50.001, uma norma internacional para sistemas de gestão de energia.

A ISO 50.001 estabelece ações e práticas para o desenvolvimento de sistemas e processos que visam aumentar a eficiência energética e otimizar o uso e consumo de energia.

Quatro etapas

A fim de implementar uma gestão eficiente, muitas empresas utilizam o ciclo PDCA, que envolve quatro etapas: planejamento, execução, verificação e ação. O planejamento define objetivos e metas de redução de consumo, além das ações necessárias.

Na etapa de execução, os problemas são resolvidos e as oportunidades de economia são aproveitadas. Depois, a fase de verificação chega e avalia os resultados, identificando, assim, tendências.

Já na etapa de ação, os dados são avaliados novamente e são criadas ações corretivas ou práticas de melhoria contínua.

E a gestão de energia eficiente traz diversos benefícios para as empresas, como redução de custos, eliminação de desperdício, ganho de competitividade, diminuição de riscos e menor impacto ambiental.

Mas se você deseja realizar uma gestão de energia eficiente, conte com a Bolt. Nossos especialistas podem ajudá-lo a encontrar gargalos e oportunidades no mercado de energia, principalmente na migração e representação para o Mercado Livre.

Entre em contato conosco pelo telefone (11) 2626-1770 ou pelo e-mail contato@boltenergy.com.br.