Saiba tudo sobre energia solar para o seu negócio

Por: bolt
  • Economia energética


A energia solar entrou de vez na pauta das empresas. No passado, os negócios não davam tanta importância para os gastos com energia, porém, hoje as despesas com esse recurso podem fazer toda a diferença.

Uma empresa que consegue produzir mais, com o mínimo possível, sai na frente da concorrência, porque reduz custos e aumenta sua margem de lucro, tornando-se não apenas mais competitiva, mas também mais sustentável.

Em um mercado cada vez mais disputado, a energia solar mostra ter todas as características para ser a mola propulsora do próximo grande salto do Mercado Livre de Energia e do setor energético como um todo.

A energia solar fotovoltaica oferece preços cada vez mais competitivos para as empresas, resultado da redução de preços de equipamentos e da acirrada competição entre os prestadores desse tipo de serviço.

Os números da energia solar no Brasil

Em 2019, a energia solar no Brasil registrou um aumento de 212%, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica. 

Segundo os dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), foram instalados 110.997 sistemas em todo o país, entre mini e microgeradores.

Desde 2012, ano em que a ANEEL regulamentou o segmento, o mercado de energia solar já movimentou R$4,8 bilhões. Hoje, são mais de 10 mil empresas registradas nesse ramo e cerca de 15 mil profissionais atuando em todo o Brasil.

De acordo com pesquisa do Ibope, fazer uso da energia solar em casa é o sonho de 93% dos brasileiros. Estima-se que, até 2029, existam cerca de 1,3 milhão de brasileiros autogeradores de energia solar. 

A grande oferta de luz do sol em nosso país, somada às vantagens das placas solares tornaram a tecnologia líder do segmento, com mais de 99% dos geradores conectados à rede.

Incentivados por linhas de financiamento de energia solar e a garantia de redução na conta de luz, cada vez mais consumidores estão aproveitando para obter sua independência energética, e as empresas não ficam de fora.

Como funciona a energia solar?

A fonte da energia solar é, obviamente, o sol. E a sua captação é feita através de tecnologias como painéis fotovoltaicos, usinas heliotérmicas e aquecedores solares. Então, ao ser captada, a luz solar é convertida em energia.

Quando captada por painéis fotovoltaicos ou usinas heliotérmicas, a luz solar é convertida em energia elétrica. Quando captada por aquecedores solares, a luz solar converte-se em energia térmica.

Os tipos de energia solar

A luz solar pode ser usada para a produção de energia a partir de dois sistemas.

Energia solar fotovoltaica

Neste modelo, a luz solar é convertida em energia elétrica pelas chamadas células fotovoltaicas, compostas de material semicondutor como o silício. Ao incidir sobre as células, a luz do sol movimenta os elétrons do material condutor, transportando-os até serem captados por um campo elétrico. Assim, gera-se a eletricidade.

Esse é o tipo de energia solar mais comum, já presente em muitas residências no Brasil e no mundo.

Energia solar heliotérmica

Esse tipo de energia utiliza painéis solares (espelhos, coletores, heliostatos) que refletem a luz solar, concentrando-a em um único ponto no qual há um receptor. O receptor contém um líquido que aquece a água nas usinas para gerar vapor. O vapor movimenta as turbinas, que acionam os geradores para produzir eletricidade.

Esse tipo de energia solar é bastante utilizado para aquecer a água de residências, hotéis e clubes.

As vantagens da energia solar para o seu negócio

Além dos benefícios para a sociedade, com a diminuição no impacto ambiental da sua empresa, são diversas as vantagens em implantar um sistema de energia solar.

Redução de custos

Algumas empresas economizam quase 100% na conta de luz quando implantam um sistema de energia solar. Isso porque, após o investimento inicial de instalação, a luz solar faz o resto. Além disso, o custo de manutenção dos equipamentos é baixo, além de ser raramente necessário.

Incentivos fiscais

As empresas que optam pela energia solar podem aproveitar incentivos fiscais do governo, em 23 unidades federativas do Brasil, graças ao Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica

As empresas que consomem energia incentivada, como a energia solar, recebem descontos de 50%, 80% e até 100% na tarifa de uso do sistema de distribuição.

Vantagem competitiva

Aproveitando preços menores na contratação de energia solar, as empresas reduzem os custos totais de suas operações e conseguem oferecer produtos e serviços mais baratos, aumentando a competitividade no mercado.

Retorno do investimento

A vida útil média de um sistema de energia solar é de 25 anos. Pouco mais de 5 anos depois de comprar e instalar o seu, você já terá recuperado o valor investido. Sendo assim, você terá energia de graça por quase 20 anos

Isso é o que chamamos de um excelente retorno do investimento!

Sustentabilidade empresarial

As empresas que optam pela compra de energia solar contribuem com a preservação do meio ambiente, diminuindo seus impactos ambientais e melhorando sua reputação entre consumidores e clientes. Além, claro, de receber descontos de até 100% na tarifa de energia.

Eficiência energética

Quando uma empresa faz o melhor uso da energia, pelo menor preço possível, ela alcança a tão sonhada eficiência energética. Esse é um desejo de todos os negócios, que pode ser conquistado com a energia solar.

Quer energia solar no seu negócio? Fale com a Bolt

Além da comercialização de energia elétrica e gás natural, a Bolt também tem fazendas de geração de energia solar, para empresas que desejam se enquadrar na categoria de Consumidor Especial e aproveitar os incentivos do governo.

Oferecemos todo o suporte necessário para que a sua empresa implante um sistema de energia solar e aproveite todos os seus benefícios.

Pare de se preocupar com bandeiras e tarifas de energia e comece a pensar no seu negócio. Com a Bolt, o único aumento que você vai perceber é na lucratividade.

Fale com a gente! (11) 2626-1770 | contato@boltenergy.com.br


Artigo escrito por bolt

você também vai gostar de ler