O futuro é das empresas que investem em energia renovável!

Por: bolt
  • Fontes Renováveis


As fontes de energia renovável serão predominantes até 2050, sendo que a solar e eólica responderão por 50% e as fósseis por 31%. Esse foi o panorama apresentado pelo estudo do Instituto Acende Brasil.

Neste artigo, você vai saber o que é, os tipos de energia renovável, as vantagens para as empresas e como os negócios podem contar com esses recursos.

O que é energia renovável?

Energia renovável é todo tipo de energia que vêm da natureza e que se reabastece naturalmente, ou seja, toda fonte que tem a capacidade de se mostrar disponível por um longo período de tempo ou de forma interminável.

A energia renovável é natural, limpa e se regenera rapidamente sem prejudicar o meio ambiente. As fontes de energia renovável são recursos como: sol, ar, água, chuva, oceanos, rios, ondas, calor da terra, matéria orgânica, entre outros.

Além de diminuir o efeito estufa e os impactos ao meio ambiente, o uso da energia renovável ainda contribui com a economia dos recursos não renováveis como carvão mineral, petróleo, gás natural e energia nuclear.

O uso de fontes de energia renovável tem um papel, podemos dizer, essencial: garantir a sobrevivência da espécie humana. Isso porque a energia renovável é uma fonte limpa, que não agride a natureza.

Os tipos de energia renovável

As fontes de energia não renováveis devem acabar em poucos anos. Por isso, o futuro é da energia renovável. 

Energia solar

A fonte da energia solar é, obviamente, o sol. E a sua captação é feita através de tecnologias como painéis fotovoltaicos, usinas heliotérmicas e aquecedores solares. Então, ao ser captada, a luz solar é convertida em energia. 

Quando captada por painéis fotovoltaicos ou usinas heliotérmicas, a luz solar é convertida em energia elétrica. Quando captada por aquecedores solares, a luz solar converte-se em energia térmica.

No Brasil, os estados que lideram a geração de energia solar são Bahia, Minas Gerais e Piauí, segundo a Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica (Absolar).

Energia eólica

Os sistemas de energia eólica utilizam a força motriz gerada pelo vento para girar as turbinas, que são grandes pás de catavento fixadas, geralmente, em locais com grande circulação de massas de ar em movimento.

O Brasil tem, atualmente, 600 parques eólicos e 7.500 aerogeradores (turbinas eólicas), de acordo com a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica). O Nordeste, sozinho, é responsável por cerca de 80% da energia eólica gerada em todo o país. Rio Grande do Norte, Bahia e Ceará lideram a lista.

Energia hídrica

A energia hídrica utiliza a força das águas, que são represadas dos rios e liberadas de acordo com a demanda para movimentar as turbinas das hidrelétricas. Este é o tipo de energia mais utilizado no Brasil.

Energia de biomassa

A energia de biomassa consiste na queima de materiais orgânicos não fósseis como o bagaço da cana-de-açúcar, álcool, madeira etc. Apesar da queima desses materiais liberarem gases poluentes, a energia de biomassa ainda é considerada limpa, pois todo CO² gerado é “sequestrado” no cultivo de materiais orgânicos.

Energia geotérmica

A energia geotérmica usa águas quentes e vapores do subsolo para a produção de eletricidade. Através de dutos, é injetada uma grande quantidade de água que, exposta ao calor, se transforma em vapor para movimentar as turbinas do sistema. Uma das maravilhas da engenharia utilizada em prol da sociedade.

Energia oceânica

A energia oceânica é obtida a partir do movimento das ondas, marés ou até mesmo da diferença de temperatura entre os níveis da água do mar. É um tipo de energia renovável que está começando a ser explorada no Brasil, e tem grande potencial, considerando a extensão de nosso litoral.

As vantagens para as empresas

Confira algumas das vantagens da energia renovável para as empresas.

Redução de custos

Algumas empresas economizam quase 100% na conta de luz quando implantam um sistema de energia solar, por exemplo. Isso porque, após o investimento inicial de instalação, a luz solar faz o resto. Além disso, o custo de manutenção dos equipamentos é baixo, além de ser raramente necessário.

Incentivos fiscais

As empresas que optam pela energia renovável podem aproveitar incentivos fiscais do governo, em 23 unidades federativas do Brasil, graças ao Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica

Vantagem competitiva

Aproveitando preços menores na contratação de energia, no Mercado Livre, por exemplo, as empresas reduzem os custos totais de suas operações e conseguem oferecer produtos e serviços mais baratos, aumentando sua competitividade.

Eficiência energética

Quando uma empresa faz o melhor uso da energia, pelo menor preço possível, ela alcança a tão sonhada eficiência energética. Esse é um desejo de todos os negócios, que pode ser conquistado com as fontes de energia renovável.

Seja uma empresa verde com a Bolt

Além da comercialização de gás natural – uma fonte de energia renovável -, a Bolt também tem fazendas de geração de energia eólica e solar, para empresas que desejam se enquadrar na categoria de Consumidor Especial.

Oferecemos ainda todo o suporte necessário para as empresas na migração, representação e gestão para o Mercado Livre de Energia.

Seja uma empresa verde e pare de se preocupar com bandeiras e tarifas de energia. Fale com a gente! (11) 2626-1770 | contato@boltenergy.com.br


Artigo escrito por bolt

você também vai gostar de ler