Saiba tudo sobre energia eólica, a segunda maior fonte energética do país

Por: bolt
  • Fontes Renováveis


A energia eólica já é a segunda maior fonte de energia do Brasil.

A capacidade instalada no país chegou à marca de 16 GW no primeiro semestre de 2020. Ao todo, são 637 parques eólicos e 7.738 aerogeradores, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica).

O ano de 2019 encerrou com US$ 3,45 bilhões (R$ 13,6 bilhões) investidos em novos projetos no setor eólico, representando 53% dos investimentos realizados em fontes renováveis, de acordo com a ABEEólica.

Os cinco estados com maior geração eólica em 2019 foram Bahia (16,83 TWh), Rio Grande do Norte (14,09 TWh), Piauí (6,34 TWh), Ceará (6,02 TWh) e Rio Grande do Sul (5,26 TWh).

Neste artigo, você vai saber o que é, os tipos e as vantagens da energia eólica para sociedade, meio ambiente e também para empresas. Aproveite a leitura!

O que é energia eólica?

A energia eólica é gerada pelas massas de ar em movimento, ou seja, pelo vento. 

Os sistemas de energia utilizam a força motriz gerada pelo vento para girar as turbinas, que são grandes pás de catavento fixadas, geralmente, em locais com grande circulação de massas de ar em movimento.

O Nordeste, sozinho, é responsável por cerca de 80% da energia eólica gerada em todo o país. Rio Grande do Norte, Bahia e Ceará lideram a lista.

Os tipos de energia eólica

A energia pode ser gerada através de três sistemas diferentes.

Sistemas isolados

Os sistemas isolados têm infraestrutura de pequeno porte e costumam ser utilizados para abastecer regiões onde não é viável implantar uma extensão da rede elétrica. Geralmente, são aplicados com facilidade em residências.

Sistemas híbridos

Os sistemas híbridos são usados para gerar energia  para um número maior de usuários, e utilizam mais de uma fonte de energia, como os painéis fotovoltaicos, por exemplo.

Sistemas integrados à rede

Os sistemas integrados à rede referem-se aos grandes parques eólicos, que utilizam diversos aerogeradores para entregar energia diretamente à rede elétrica. Esses sistemas são comumente vistos na região Nordeste.

As vantagens para sociedade e meio ambiente

As fontes de energia renovável serão predominantes até 2050, sendo que a solar e eólica responderão por 50% e as fósseis por 31%, segundo estudo do Instituto Acende Brasil.

Confira abaixo as principais vantagens socioambientais da energia eólica.

Incentivo à energia renovável

A energia eólica é uma fonte renovável, não polui, possui baixo impacto ambiental e contribui para que o Brasil cumpra seus objetivos no Acordo de Paris. um tratado no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a mudança do clima, que rege medidas de redução de emissão de gases estufa a partir de 2020.

Redução de gases poluentes

Parques eólicos não emitem CO². Em 2019, por exemplo, as fontes de energia eólica evitaram a emissão de CO² equivalente à emissão anual de cerca de 22,85 milhões de automóveis, aproximadamente três vezes a frota de veículos de passeio da cidade de São Paulo.

Geração de renda e desenvolvimento

A energia eólica também gera renda e melhoria de vida para proprietários de terra, com o arrendamento para colocação das torres, e para o poder público, com o recolhimento de impostos.

Ela ainda permite que o proprietário da terra siga com plantações ou criação de animais, contribuindo com a fixação do homem do campo e também com a capacitação da mão de obra local.

As vantagens para as empresas

Confira algumas das vantagens para as empresas.

Incentivos fiscais

As empresas que optam pela energia eólica podem aproveitar incentivos fiscais do governo, em 23 unidades federativas do Brasil, graças ao Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica

Vantagem competitiva

Aproveitando preços menores na contratação de energia, no Mercado Livre, por exemplo, as empresas reduzem os custos totais de suas operações e conseguem oferecer produtos e serviços mais baratos, aumentando sua competitividade.

Eficiência energética

Quando uma empresa faz o melhor uso da energia, pelo menor preço possível, ela alcança a tão sonhada eficiência energética. Esse é um desejo de todos os negócios, que pode ser conquistado com a energia eólica.

Energia eólica para empresas. Fale com a Bolt!

Além da comercialização de energia elétrica e gás natural, a Bolt também tem fazendas de geração de energia eólica e solar, para empresas que desejam se enquadrar na categoria de Consumidor Especial.

Oferecemos ainda todo o suporte necessário para as empresas na migração, representação e gestão para o Mercado Livre de Energia.

Fale com a gente! (11) 2626-1770 | contato@boltenergy.com.br


Artigo escrito por bolt

você também vai gostar de ler