A importância da gestão no Mercado Livre de Energia

Por: bolt
  • Mercado Livre


O mercado livre de energia ou ambiente de contratação livre (ACL) livre tem atraído um público cada vez maior. As principais razões são a economia e a previsibilidade das despesas com energia elétrica. Uma vez que é possível negociar condições comerciais para a contratação de energia, ou seja, o consumidor ganha uma liberdade maior.

Porém, para que a relação com o mercado livre de energia seja bem-sucedida, é necessário haver uma gestão eficiente. Mas como realizar esse processo? Que benefícios ele apresenta? Neste artigo, responderemos esses questionamentos. Acompanhe!

Por que fazer a gestão no mercado livre de energia?

Devemos lembrar que o mercado livre de energia possui uma série de especificidades (legais, processuais e administrativas) que devem ser conhecidas, cumpridas e geridas pelo consumidor.

Afinal, o ACL é um setor comercial como outro qualquer, por isso exige uma boa gestão para a implementação das melhores práticas. Quando isso é feito, o consumidor obtém muitas vantagens. Vejamos algumas delas.

Estratégias de consumo

Uma das vantagens é o desenvolvimento de estratégias e pesquisas sobre a viabilidade de capital para a migração do ambiente de contratação regulada (ACR) para o mercado livre de energia.

Dessa forma, o consumidor entende o quanto gastará nesse processo e os ganhos que obterá em longo curto, médio e longo prazo. Em outras palavras, ele descobre qual será o retorno sobre o investimento (ROI).

Monitoramento processual

Outro benefício da gestão é a preparação e o monitoramento do processo de adesão ao mercado livre de energia junto à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Sem esse acompanhamento de qualidade, corre-se o risco de existirem erros que levem ao desligamento do consumidor na CCEE.

Inteligência de mercado

Podemos apontar ainda outra vantagem, que talvez, seja a mais importante de todas: a contratação de uma consultoria especializada em inteligência de mercado. Com esse tipo de suporte, o consumidor é direcionado para as melhores estratégias de consumo no mercado livre de energia. Dessa forma, ele consegue realizar boas negociações e obter as melhores tarifas de energia.

Essa consultoria baseia-se em relatórios com a média de consumo de energia para criar uma espécie de cenário energético do consumidor. Em seguida, são feitas projeções de consumo de acordo com as necessidades dele. Sem dúvidas, uma excelente maneira de economizar na conta de energia sem abrir mão da qualidade dos serviços prestados.

Toda essa economia é possível, pois, normalmente, uma empresa que realiza a gestão do mercado livre de energia tem parcerias com diversos geradores e comercializadores. Diante disso, a organização adquire grandes volumes de energia com condições de pagamento mais atraentes.

O resultado será um excelente gerenciamento das operações dos contratos de energia (TE), das tarifas de utilização de serviços de distribuição (TUSD) e de transmissão (TUST).

Entendimento de comunicados

A análise dos comunicados e informativos vindos do mercado de energia elétrica e da própria CCEE é importante para uma boa gestão no mercado livre de energia. Visto que, muitos consumidores não entendem bem as movimentações técnicas e processuais que ocorrem nesse setor.

A consequência disso pode ser a perda de boas oportunidades, irregularidades ocasionadas pela falta de conhecimento, sanções judiciais e administrativas, além da rescisão do contrato com a CCEE. Por exemplo, com frequência a CCEE realiza a liquidação financeira de mercado de curto prazo (MCP).

Esse procedimento é essencial para que seja feita a contabilização e a liquidação das diferenças apuradas entre os montantes de energia elétrica. Mas, como isso afeta os consumidores? Em resumo, impacta diretamente no valor das tarifas de energia. Sendo assim, para um entendimento mais claro desse e de outras movimentações é essencial ter uma gestão eficiente.

Resultados financeiros

E como saber os resultados obtidos em termos energéticos com o mercado livre de energia? Novamente, o gerenciamento entregará essa informação. Como assim? Por meio de relatórios técnicos mensais que demonstram o quanto a empresa economizou com as operações realizadas.

Por meio desses dados, os gestores descobrem se é preciso melhorar, modificar ou migrar para outras estratégias comerciais. Ademais, esses relatórios ajudam na comparação entre os valores pagos pelo consumidor no mercado livre e os que seriam exigidos pelo mercado cativo pelo mesmo montante de energia.

Enfim, são muitos os benefícios de ter uma boa gestão no mercado livre de energia. Com certeza, as empresas que aderem a esse sistema podem comemorar os excelentes resultados em curto, médio e longo prazo.

Gostou de entender a importância da gestão no mercado livre de energia? O que acha de esquecer de vez os custos vindos das bandeiras tarifárias impostas pelo mercado cativo de energia? Comece a pensar no seu negócio! Entre em contato com a Bolt Energia e veja a lucratividade da sua empresa subindo.


Artigo escrito por bolt

você também vai gostar de ler